Dicas de Argamassas e Rejuntes

Ao construir ou reformar a sua casa, são muitas as etapas que exigem atenção para que o resultado saia perfeito. Mas, muito além de pisos e revestimentos, comprar argamassa e rejunte para a sua obra também é um passo fundamental para garantir um resultado esteticamente agradável, de qualidade e alta durabilidade.

Continue a leitura desse texto e confira todas as dicas e informações que preparamos para te ajudar nesse processo tantas vezes subestimado, mas muito importante.

Qual a diferença entre argamassa e rejunte?

De maneira geral, a base dos dois produtos é a mesma: uma mistura de cimento, cal hidratada e areia natural. O que muda em cada caso é a proporção dos ingredientes e a adição de novos, de acordo com os seus objetivos, seja estético, local de uso, produto utilizado ou aplicabilidade.

Afinal, existem diversos tipos de argamassa e rejunte com composições que variam de acordo com o revestimento e o local onde ele será assentado. Dessa forma, uma mistura pode ser mais adequada a ambientes mais secos ou mais úmidos, resistente ou não a altas temperaturas e suas variações, entre muitas outras características.

O principal objetivo da argamassa é assentar o revestimento. Por isso, ela precisa ter maleabilidade para lidar, entre outras coisas, com variações de temperatura. Já o rejunte dá o acabamento e protege a argamassa de agentes externos, portanto, seus fatores de flexibilidade e resistência à água são maiores que da argamassa. Além disso, ele tem uma função estética, já que, atualmente, é encontrado em diversas cores e texturas no mercado, que permitem resultados bem diferentes dependendo do revestimento combinado.

Quais são os principais tipos de argamassa e rejunte?

Como explicamos acima, é possível encontrar diversos tipos de argamassa e rejunte no mercado, que variam de acordo com o local de aplicação e o revestimento a ser assentado. Na ABC da Construção, trabalhamos com a líder mundial e brasileira de argamassas e rejuntes, a Weber-Quartzolit, que tem a mais avançada tecnologia para atender às demandas da área com qualidade reconhecida e desempenho superior do mercado, ofertando, inclusive, 10 anos de garantia em argamassas e rejuntes.

Por muitos anos, foi usada uma regulamentação que classificava as argamassas e rejuntes em AC-I, AC-II, AC-III e AC-E. Porém, esse modelo vem sendo substituído pelo tipo de aplicação, que torna o processo de escolha e compra mais fácil para o consumidor e garante resultados mais eficazes

  • Tipos de argamassa

Argamassa para assentar porcelanatos

Uma vez que a absorção de água deste tipo de revestimento é bastante baixa, é necessária uma argamassa específica para ele. Afinal, é ao absorver parte da umidade da argamassa que a colagem no contrapiso é permitida. Esse tipo de argamassa ainda pode variar para ambientes internos e externos e porcelanatos de grandes formatos.

Argamassa para piso sobre piso

Possui aditivos específicos que intensificam sua propriedade de colagem, pois é preciso aderir a uma superfície cerâmica ou esmaltada sem ceras ou impermeabilizantes para fixar o novo piso em cima do antigo. Pode variar entre ambientes internos, externos ou ainda flexível para mármores e granitos.

Argamassa para pisos cerâmicos

Indicada para assentamento de revestimentos cerâmicos, pode variar em: ambientes internos ou externos e especiais para cozinhas e banheiros ou varandas e áreas de lazer.

Argamassa para pastilha

Se caracteriza, principalmente, por uma espessura bem mais fina do que as outras. Isso porque, para facilitar a aplicação da pastilha, é indicada para o assentamento e a finalização. Ou seja, é o tipo de produto “dois em um”, assenta e rejunta ao mesmo tempo. Pode ser encontrada nas opções para ambientes internos e externos e especiais para piscinas e fachadas.

  • Tipos de rejunte

Rejunte para porcelanatos

Ideal para o uso de cerâmicas, porcelanatos, revestimentos especiais e pisos cimentícios em áreas internas e externas. Seu acabamento é superfino, além de possuir textura resinada e siliconada para uma melhor aparência e características antimofo.

Rejunte para cerâmicas

Este tipo de rejunte pode ser utilizando tanto com cerâmicas, como com pedras, em diversas situações e até mesmo em fachadas.

Rejunte para piscina

Perfeito para o uso específico em piscinas, saunas, espelhos d’água, fontes e tanques, ele é resistente ao cloro e possui acabamento liso, além de ser antimofo e conter biocida e algicida para evitar formação de fungos e algas.

Rejunte epóxi

Constituído de resina epóxi e endurecedor, esse rejunte apresenta maior resistência química e mecânica. Ou seja, é resistente a manchas e à formação de fungos, além de ser impermeável, antimofo e de fácil limpeza diária.

Rejunte acrílico

Diferentemente de todos os outros tipos citados, o rejunte acrílico se caracteriza principalmente por se apresentar já em forma de pasta, pronto para aplicação em cerâmicas, porcelanatos e revestimentos especiais. Pode ser usado em áreas internas e externas e até mesmo cozinhas e banheiros. É impermeável, resistente a manchas e antimofo.

Por que o tipo de argamassa e rejunte é tão importante?

Como é possível perceber, são muitos os tipos disponíveis no mercado e isso não é à toa. Escolher o tipo certo e uma marca de qualidade garante um assentamento bem feito, impede infiltrações e evita que o revestimento se descole, trinque ou rache.

John Franklin

John Franklin

Manager

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MC Pisos e Revestimentos